SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Dificuldades percebidas na transição para a universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

MELO-SILVA, Lucy Leal; MUNHOZ, Izildinha Maria da Silva  e  LEAL, Mara de Souza. Orientação profissional na educação básica como política pública no Brasil. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2019, vol.20, n.1, pp. 3-18. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n2p133.

As políticas públicas constituem o foco deste estudo, objetivando identificar, sistematizar e analisar a legislação brasileira acerca da inserção da prática da Orientação Profissional no sistema educacional brasileiro. Constituíram fonte de dados os sites oficiais do Governo brasileiro e do Congresso Nacional. A sistematização dos dados foi organizada em dois eixos: as políticas públicas e as ações em Orientação Profissional em seus marcos históricos e legais; e as proposições legislativas no período de 2016 a 2018. Os resultados mostram que a legislação, historicamente, registra o interesse pela Orientação Profissional, ainda que não tenha sido universal e sequencial. Proposições foram feitas desconectadas dos avanços científicos. Na última proposição analisada, porém, já se observa alguma sintonia com a produção de conhecimento.

Palavras-chave : orientação profissional; orientação vocacional; política pública; leis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License