SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Professional guidance in elementary school as public policy in BrazilThe professional development of Pedagogy students: Level of acquired competences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

DIAS, Ana Cristina Garcia; CARLOTTO, Rodrigo Carvalho; OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de  and  TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Dificuldades percebidas na transição para a universidadeDificuldades na transição para a universidade. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2019, vol.20, n.1, pp. 19-30. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2019v20n1p19.

Este estudo investigou as principais dificuldades enfrentadas por estudantes universitários durante o ingresso no ensino superior e se a percepção das mesmas poderia variar em função do gênero, do semestre no curso, do fato do estudante estar frequentando o curso inicialmente desejado e tipo de instituição. Participaram dessa pesquisa 423 estudantes. Através de duas questões abertas, investigou-se as principais dificuldades acadêmicas e não acadêmicas vivenciadas pelos estudantes. As respostas foram submetidas a análise de conteúdo temática. A principal dificuldade acadêmica observada foi relacionada a diferenças entre o ensino médio e o superior. Já entre as dificuldades não acadêmicas, "gestão do tempo" foi a mais frequentemente citada. Alunos da Universidade tenderam a apresentar um pouco mais de dificuldades do que os do Instituto Federal. Implicações metodológicas e práticas dos resultados são discutidas.

Keywords : eventos estressores; transição; estudantes universitários; dificuldades acadêmicas; dificuldades não acadêmicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License