SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Dificuldades percebidas na transição para a universidadeReflections on guitarists career development about musical activities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

CASILLAS MARTIN, Sonia; CABEZAS GONZALEZ, Marcos  and  SERRATE GONZALEZ, Sara. O desenvolvimento profissional dos alunos de Pedagogia: Nível de aquisição de competências. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2019, vol.20, n.1, pp. 31-44. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2019v20n1p31.

Este artigo expõe os resultados de um estudo centrado no desenvolvimento de competências práticas autopercebidas pelos estudantes de Pedagogia. O objetivo é saber se o nível de autopercepção na aquisição de competências gerais e específicas para o exercício da profissão pedagógica varia após a realização das práticas e verificar a existência de diferenças significativas na autopercepção do aluno de acordo com as variáveis: ano de conclusão dos estudos, desempenho acadêmico, especialização matriculada e tipo de instituição de estágio. A metodologia empregada é quantitativa, o desenho de investigação de tipo pre-experimental, com aplicação de pré-teste e pós-teste. Utilizou-se um método descritivo-inferencial, por meio do estudo de pesquisas eletrônicas de opinião. Os resultados mostram que a valoração dos futuros pedagogos sobre a aquisição de diferentes competências do curso de Pedagogia, é muito positiva antes e depois do período de práticas externas; assim como a existência de diferenças significativas em função das variáveis estudadas.

Keywords : práticas profissionais; competência profissional; ensino superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License