SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Reflexões sobre desenvolvimento de carreira de violonistas sobre atividades musicaisTrajetórias de egressos de um Programa de Orientação Profissional: contextos e escolhas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

NASCIMENTO, Inês; FERREIRA, Soraia  e  RODRIGUES, Priscila. Keep on Going: Apoio à escolha estratégica do estágio curricular. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2019, vol.20, n.1, pp. 57-66. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2019v20n1p57.

No presente artigo é apresentado e descrito um projeto de intervenção no domínio da psicologia vocacional designado Keep-on-Going. A intervenção em causa visa apoiar jovens na fase final do processo formativo, na escolha estratégica do contexto de estágio curricular. Tem como base teórica o Modelo de Exploração Reconstrutiva do Investimento Vocacional, e estrutura-se em seis momentos-chave num total de 10 sessões com duas a três horas cada. Participaram na 1.ª edição cinco estudantes (do sexo feminino) do 1.º ano do Mestrado em Psicologia da Educação. Os resultados da avaliação contínua apontam para valores médios de seis numa escala de 1 a 7, em termos da qualidade geral do projeto. Na avaliação de follow-up as dimensões "Evolução na capacidade de escolher" e "Utilidade do projeto", são as mais pontuadas confirmando que a participação no projeto se revelou uma experiência de valor para as estudantes.

Palavras-chave : formação do psicólogo; orientação vocacional; desenvolvimento profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License