SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Keep on Going: Apoyo a la elección estratégica en las prácticas curricularesAdaptación del Inventario de Sentido del Trabajo (WAMI) para el contexto brasileño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

MENDONCA, Tatiane Rose Oliveira de  y  DOS SANTOS, Larissa Medeiros Marinho. Trajetórias de egressos de um Programa de Orientação Profissional: contextos e escolhas. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2019, vol.20, n.1, pp. 67-77. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2019v20n1p67.

Da escolha de uma profissão à sua efetivação há um longo caminho a percorrer. Visando compreender como se dá esse percurso, analisou-se as trajetórias educacionais e profissionais de cinco egressos de um programa de Orientação Profissional, enfocando a relação dialética entre os elementos do contexto e as escolhas e ações dos próprios sujeitos. O trabalho foi metodologicamente guiado pela Epistemologia Qualitativa de González Rey. Para a produção de dados utilizou-se análise documental, entrevistas abertas e genoprofissiograma. Como resultado identificou-se zonas de sentido relacionadas a: influências dos pares e da família; família como base do desenvolvimento profissional; obstáculos relativos à condições socioeconômicas e saúde; estratégias para acesso a cursos e melhor colocação profissional; oportunidades; formação e atuação profissional; projetos de futuro.

Palabras clave : orientação vocacional; escolha profissional; pesquisa qualitativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License