SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Keep on Going: Apoio à escolha estratégica do estágio curricularAdaptação do Inventário de Sentido do Trabalho (WAMI) para o contexto brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

MENDONCA, Tatiane Rose Oliveira de  e  DOS SANTOS, Larissa Medeiros Marinho. Trajetórias de egressos de um Programa de Orientação Profissional: contextos e escolhas. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2019, vol.20, n.1, pp. 67-77. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2019v20n1p67.

Da escolha de uma profissão à sua efetivação há um longo caminho a percorrer. Visando compreender como se dá esse percurso, analisou-se as trajetórias educacionais e profissionais de cinco egressos de um programa de Orientação Profissional, enfocando a relação dialética entre os elementos do contexto e as escolhas e ações dos próprios sujeitos. O trabalho foi metodologicamente guiado pela Epistemologia Qualitativa de González Rey. Para a produção de dados utilizou-se análise documental, entrevistas abertas e genoprofissiograma. Como resultado identificou-se zonas de sentido relacionadas a: influências dos pares e da família; família como base do desenvolvimento profissional; obstáculos relativos à condições socioeconômicas e saúde; estratégias para acesso a cursos e melhor colocação profissional; oportunidades; formação e atuação profissional; projetos de futuro.

Palavras-chave : orientação vocacional; escolha profissional; pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License