SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Adaptação do Inventário de Sentido do Trabalho (WAMI) para o contexto brasileiroAdaptação e Evidências de Validade da Escala de Parâmetros da Carreira Caleidoscópica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

CORTEZ, Pedro Afonso; VEIGA, Heila Magali da Silva  e  SOUSA, Jonilto Costa. Evidências de validade baseadas na estrutura interna para escala de atitude empreendedora (ATEBr). Rev. bras. orientac. prof [online]. 2019, vol.20, n.1, pp. 90-101. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2019v20n1p91.

O empreendedorismo é um fenômeno multideterminado, sendo relevante a compreensão dos aspectos pessoais associados ao tema. O presente estudo objetivou analisar evidências de validade baseada na estrutura interna para uma medida adaptada de atitude empreendedora numa amostra de 272 estudantes universitários. Para análise da estrutura interna da escala foi realizada análise fatorial exploratória. Foi encontrada uma solução fatorial de cinco fatores para o contexto brasileiro (liderança, realização, risco, controle e criatividade). A confiabilidade dos fatores da medida foi estimada por meio dos coeficientes alfa e ômega para dados ordinais variando entre 0,56 e 0,74. Recomenda-se o uso da escala em estudos ulteriores, a fim de apurar evidências de validade em outros contextos e investigar variáveis antecedentes e consequentes de atitude empreendedora que otimizem as condições de avaliação do empreendedorismo nas práticas de orientação profissional.

Palavras-chave : medidas de atitude; medidas; empreendedorismo; profissões; trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License