SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Intergroup relations and affirmative action: law students perceptionsIt is too much pressure! Perceptions about mental strain among medical students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

ZAZULA, Robson  and  APPENZELLER, Simone. Perfil psicossocial de ingressantes de Medicina em uma universidade bilíngue e multicultural. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2019, vol.20, n.2, pp. 17-28. ISSN 1984-7270.

O ingresso no ensino superior propicia transformações na vida do estudante, requerendo competências e habilidades na transição e na adaptação à universidade. Este estudo objetivou avaliar o perfil dos ingressantes do curso de medicina em uma instituição multicultural e bilíngue em relação às vivências acadêmicas, habilidades sociais (HS) e qualidade de vida (QV). Realizou-se um estudo transversal exploratório com 61 ingressantes de uma mesma turma, sendo 57,4% brasileiros e 42,6% não brasileiros. Os resultados demonstraram elevados níveis de expectativa e QV, e nível médio de HS. Estudantes não brasileiros apresentaram escores totais médios menores do que estudantes brasileiros, sem diferença significativa entre grupos. Verificou-se associação entre aspectos da QV e HS para todos os estudantes.

Keywords : qualidade de vida; habilidades sociais; diversidade cultural; ajustamento profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License