SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Relaciones intergrupales y sistema de cuotas: percepciones de estudiantes de derecho¡Es mucha presión! Percepciones sobre el desgaste mental entre estudiantes de medicina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

ZAZULA, Robson  y  APPENZELLER, Simone. Perfil psicossocial de ingressantes de Medicina em uma universidade bilíngue e multicultural. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2019, vol.20, n.2, pp. 17-28. ISSN 1984-7270.

O ingresso no ensino superior propicia transformações na vida do estudante, requerendo competências e habilidades na transição e na adaptação à universidade. Este estudo objetivou avaliar o perfil dos ingressantes do curso de medicina em uma instituição multicultural e bilíngue em relação às vivências acadêmicas, habilidades sociais (HS) e qualidade de vida (QV). Realizou-se um estudo transversal exploratório com 61 ingressantes de uma mesma turma, sendo 57,4% brasileiros e 42,6% não brasileiros. Os resultados demonstraram elevados níveis de expectativa e QV, e nível médio de HS. Estudantes não brasileiros apresentaram escores totais médios menores do que estudantes brasileiros, sem diferença significativa entre grupos. Verificou-se associação entre aspectos da QV e HS para todos os estudantes.

Palabras clave : qualidade de vida; habilidades sociais; diversidade cultural; ajustamento profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License