SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Relações intergrupais e sistema de cotas: percepções de estudantes de direitoÉ muita pressão! Percepções sobre o desgaste mental entre estudantes de medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

ZAZULA, Robson  e  APPENZELLER, Simone. Perfil psicossocial de ingressantes de Medicina em uma universidade bilíngue e multicultural. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2019, vol.20, n.2, pp. 17-28. ISSN 1984-7270.

O ingresso no ensino superior propicia transformações na vida do estudante, requerendo competências e habilidades na transição e na adaptação à universidade. Este estudo objetivou avaliar o perfil dos ingressantes do curso de medicina em uma instituição multicultural e bilíngue em relação às vivências acadêmicas, habilidades sociais (HS) e qualidade de vida (QV). Realizou-se um estudo transversal exploratório com 61 ingressantes de uma mesma turma, sendo 57,4% brasileiros e 42,6% não brasileiros. Os resultados demonstraram elevados níveis de expectativa e QV, e nível médio de HS. Estudantes não brasileiros apresentaram escores totais médios menores do que estudantes brasileiros, sem diferença significativa entre grupos. Verificou-se associação entre aspectos da QV e HS para todos os estudantes.

Palavras-chave : qualidade de vida; habilidades sociais; diversidade cultural; ajustamento profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License