SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Perfil psicossocial de ingressantes de Medicina em uma universidade bilíngue e multiculturalAvaliação dos cursos de graduação em Psicologia na percepção de egressos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

DAMASO, Juliana Gomes Bergo et al. É muita pressão! Percepções sobre o desgaste mental entre estudantes de medicina. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2019, vol.20, n.2, pp. 29-41. ISSN 1984-7270.

Diante da prevalência de adoecimento mental entre acadêmicos de medicina no Brasil, buscou-se conhecer os significados atribuídos pelos estudantes às situações de sofrimento vivenciadas durante a trajetória universitária. Um curso em implantação em uma universidade pública mineira foi escolhido para a realização de grupos focais com estudantes. A análise aponta manifestações e condicionantes do adoecimento como sentimentos de culpa e insegurança, aliados a pressões sociais para um alto desempenho escolar e profissional. São citadas como estratégias de enfrentamento das condições adoecedoras a realização de atividades recreativas, o apoio de colegas e familiares e o desenvolvimento de bloqueios emocionais. Destaca-se uma naturalização do sofrimento psíquico que requer mais estudos, assim como mais respostas institucionais para questão no campo da educação médica.

Palavras-chave : saúde mental; educação médica; ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License