SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2It is too much pressure! Perceptions about mental strain among medical studentsValidity evidences of a measure of career decision-making difficulties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

MOURAO, Luciana; TRAVASSOS, Rômulo; ABBAD, Gardênia da Silva  and  CARVALHO, Luara. Avaliação dos cursos de graduação em Psicologia na percepção de egressos. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2019, vol.20, n.2, pp. 43-55. ISSN 1984-7270.

Este estudo objetivou avaliar a formação em Psicologia a partir da percepção de egressos em diferentes momentos de carreira. Foram realizadas 22 entrevistas individuais com três grupos de participantes: psicólogos em início de carreira; os de meio ou final de carreira; e aqueles que concluíram a graduação em Psicologia, mas não atuam na área. Adotou-se um roteiro semiestruturado para as entrevistas, que foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo categorial. Destacam-se nos resultados críticas à formação em função de uma perspectiva tradicional. Os egressos queixam-se do não desenvolvimento de competências em áreas como saúde pública, psicologia escolar e educacional, psicopatologia e psicologia organizacional.

Keywords : competência profissional; ensino superior; graduação em Psicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License