SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2É muita pressão! Percepções sobre o desgaste mental entre estudantes de medicinaEvidências de validade de uma medida de dificuldades de decisão de carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

MOURAO, Luciana; TRAVASSOS, Rômulo; ABBAD, Gardênia da Silva  e  CARVALHO, Luara. Avaliação dos cursos de graduação em Psicologia na percepção de egressos. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2019, vol.20, n.2, pp. 43-55. ISSN 1984-7270.

Este estudo objetivou avaliar a formação em Psicologia a partir da percepção de egressos em diferentes momentos de carreira. Foram realizadas 22 entrevistas individuais com três grupos de participantes: psicólogos em início de carreira; os de meio ou final de carreira; e aqueles que concluíram a graduação em Psicologia, mas não atuam na área. Adotou-se um roteiro semiestruturado para as entrevistas, que foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo categorial. Destacam-se nos resultados críticas à formação em função de uma perspectiva tradicional. Os egressos queixam-se do não desenvolvimento de competências em áreas como saúde pública, psicologia escolar e educacional, psicopatologia e psicologia organizacional.

Palavras-chave : competência profissional; ensino superior; graduação em Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License