SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Evaluation of Academic Training in Psychology from graduates' perceptionProcesses of professional development: the proposition of a model for different careers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

VALE, Carolina Lopes do  and  SILVA, José Manuel Tomás da. Evidências de validade de uma medida de dificuldades de decisão de carreira. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2019, vol.20, n.2, pp. 57-70. ISSN 1984-7270.

As dificuldades emocionais e de personalidade na decisão são um dos problemas vocacionais mais severos e apresentam consequências significativas para a intervenção de carreira. O objetivo deste estudo consistiu na obtenção de evidências acerca da validade de construto da versão reduzida da Escala dos Fatores Emocionais e de Personalidade na Decisão de Carreira (EPCD), através da análise das associações desta com a adaptabilidade, ansiedade, otimismo e identidade vocacional. A validade estrutural das respostas foi examinada através de uma análise fatorial exploratória (AFE). A amostra foi constituída por 231 estudantes portugueses. A EPCD correlacionou-se positivamente com a ansiedade e negativamente com a adaptabilidade, otimismo e identidade vocacional. As análises multivariadas mostraram que a identidade vocacional e a ansiedade traço tiveram uma contribuição mais importante na predição dos scores da EPCD nos diferentes modelos testados (Mdn R2ajustado = .49). A AFE revelou que as respostas das subescalas se estruturam nos três fatores principais definidos para o EPCD. As implicações dos resultados para a intervenção de carreira são discutidas.

Keywords : emoções; personalidade; EPCD; indecisão de carreira; validade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License