SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Validity evidences of a measure of career decision-making difficultiesJob Search Intentions in Higher Education: Employability and Self-Efficacy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

FERNANDES, Helenita de Araujo  and  MOURAO, Luciana. Processos de desenvolvimento profissional: a proposição de um modelo para diferentes carreiras. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2019, vol.20, n.2, pp. 71-83. ISSN 1984-7270.

A aprendizagem no trabalho e o desenvolvimento profissional muitas vezes dependem de características da carreira em que a pessoa está inserida. O objetivo deste estudo foi propor um modelo dos processos de desenvolvimento profissional para diferentes categorias ocupacionais. Para tanto, foram realizados 9 grupos focais com advogados, empresários, engenheiros, médicos e psicólogos (21 mulheres e 16 homens). O roteiro aberto com perguntas-estímulo para a discussão derivou de modelos teóricos sobre o tema. Houve gravação em áudio (13h30m) e transcrição literal dos depoimentos. Optou-se pela análise de conteúdo categorial, da qual emergiram 5 categorias e 29 subcategorias. Conclui-se com a apresentação de um modelo de processos de desenvolvimento profissional, que encontra respaldo em modelos teóricos de aprendizagem individual no trabalho.

Keywords : Aprendizagem no trabalho; Carreira; Desenvolvimento Profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License