SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Processos de desenvolvimento profissional: a proposição de um modelo para diferentes carreirasEfeitos da aliança de trabalho no aconselhamento de carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

GOMES, João; GAMBOA, Vítor  e  PAIXAO, Olímpio. Intenções de Procura de Emprego no Ensino Superior: Empregabilidade Percebida e Autoeficácia. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2019, vol.20, n.2, pp. 85-94. ISSN 1984-7270.

O presente estudo, realizado com 123 alunos finalistas do ensino superior, tem como objetivos esclarecer em que medida os níveis de autoeficácia na transição para o trabalho e a empregabilidade percebida predizem as intenções e comportamentos de procura de emprego, e verificar o papel mediador da autoeficácia na transição para o trabalho nas relações entre a empregabilidade percebida e as intenções de procura de emprego e os comportamentos de procura de emprego. Os resultados revelaram que ambas as variáveis predizem as intenções e os comportamentos de procura de emprego e que a autoeficácia na transição para o trabalho atua como variável mediadora na relação que se estabelece entre a empregabilidade percebida e intenções de procura de emprego. Por fim, são discutidas as limitações do estudo, bem como as suas principais implicações para as práticas de aconselhamento de carreira a levar a cabo junto dos finalistas do ensino superior.

Palavras-chave : Intenções de Procura de Emprego; Comportamentos de Procura de Emprego; Empregabilidade Percebida; Autoeficácia na Transição para o Trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License