SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Intenciones de Búsqueda de Empleo en Enseñanza Superior: Empleabilidad Percibida y AutoeficaciaIndicadores de formación teórica y práctica de orientadores profesionales e de carreira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

MARCILIO, Fabiane Cristina Pereira; DIAS, Ana Cristina Garcia; SILVA, Cláudia Sampaio Corrêa da  y  TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Efeitos da aliança de trabalho no aconselhamento de carreira. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2019, vol.20, n.2, pp. 95-105. ISSN 1984-7270.

A aliança de trabalho tem sido amplamente investigada em psicoterapia, sendo associada a resultados positivos do tratamento. Contudo, são poucas as pesquisas na área de aconselhamento de carreira. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a aliança e o desfecho (conclusão ou abandono), satisfação com o atendimento e a percepção da eficácia da intervenção. Participaram 37 ex-clientes de um serviço de aconselhamento de carreira universitário. Os participantes responderam, de maneira retrospectiva, instrumentos referentes ao atendimento recebido. Os resultados mostraram que a aliança esteve associada ao desfecho de conclusão, à satisfação e a uma maior percepção de eficácia da intervenção. Esses achados reforçam a importância de considerar os aspectos relacionais do processo para a efetividade do aconselhamento de carreira.

Palabras clave : aliança terapêutica; aconselhamento de carreira; orientação profissional; satisfação; avaliação terapêutica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License