SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Efeitos da aliança de trabalho no aconselhamento de carreiraPreparação para a aposentadoria e ócio: possíveis contribuições da abordagem Gestáltica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BARROS, Leonardo de Oliveira; AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Indicadores de formação teórica e prática de orientadores profissionais e de carreira. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2019, vol.20, n.2, pp. 107-118. ISSN 1984-7270.

Este estudo teve por objetivo analisar o cenário das atuações em Orientação Profissional e de Carreira, verificar indicadores de formação teóricos e práticos associados às competências dos profissionais e compará-los em função de variáveis de formação e desempenho profissional. Participaram 74 orientadores profissionais, sendo 55,4% da região sudeste, 93,2% com formação em Psicologia e com tempo médio de atuação de 10,1 anos, que responderam ao Questionário de Competências do Orientador Profissional. Os resultados indicaram variedade nos instrumentos, técnicas e referenciais teóricos utilizados, bem como maior número de competências teóricas e práticas para orientadores que participaram de eventos científicos, com maior tempo de experiência e mais vinculados ao contexto da pesquisa. Reafirma-se a importância de investimentos na formação do orientador profissional.

Palavras-chave : orientação vocacional; competência profissional; avaliação de programa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License