SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Indicators of theoretical and practical training of vocational guidance practitioners author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

SOUZA, Mariângela Carvalho de; PINHO, Felipe Saraiva Nunes de; CARIOCA, Jacinta Maria Grangeiro  and  PESSOA, Karine Lima Verde. Preparação para a aposentadoria e ócio: possíveis contribuições da abordagem Gestáltica. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2019, vol.20, n.2, pp. 119-129. ISSN 1984-7270.

Na estruturação da vida humana é comum privilegiar os esforços de preparação à atividade laboral em detrimento à vivência do tempo livre, de modo que a aposentadoria se apresenta como uma mudança significativa que exige a ressignificação dos vínculos socioafetivos e ocupacionais desenvolvidos ao longo do ciclo de vida. Este estudo trata-se de um ensaio teórico que visa refletir acerca da aposentadoria e da vivência do ócio a partir das possíveis contribuições da abordagem gestáltica, baseando-se nos conceitos de pessoa, de awareness e de aqui-e-agora, além de elementos do trabalho grupal em Gestalt-terapia, os quais podem corroborar de forma relevante para o processo de preparação à aposentadoria, possibilitando aos sujeitos o contato mais efetivo e responsável com suas escolhas, formas de ser e estar no mundo.

Keywords : trabalho; aposentadoria; ócio; Gestalt-terapia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License