SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Counseling device development at the University of ChileEvaluation of the effects of My Career Story on career construction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

VAUTERO, Jaisso; TAVEIRA, Maria do Céu  and  SILVA, Ana Daniela. A Influência da Família na Tomada de Decisões de Carreira: Uma Revisão de Literatura. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2020, vol.21, n.1, pp. 17-28. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2020v21n103.

A família tem sido foco de diversos estudos sobre sua influência no processo de tomada de decisão de carreira. Contudo, foram identificadas poucas revisões sobre o assunto. Nesse sentido, o presente artigo fornece uma revisão dos estudos publicados sobre o tema entre 2002 e 2016. A seleção de trabalhos utilizou métodos de revisão sistemática e a análise manteve o caráter narrativo. Os resultados confirmam a divisão entre fatores de processo e estruturais da influência familiar, os quais diferem em relação ao aspecto de carreira que abordam. Concluiu-se que existe a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a influência familiar em etapas específicas do processo de tomada de decisão de carreira, como a implementação e a investigação em contextos culturais diversos.

Keywords : família; tomada de decisão; escolha profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License