SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Avaliação dos efeitos do Minha História de Carreira para construção de carreiraDesenvolvimento de carreira de estudantes de psicologia: Efeitos de uma intervenção online índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

ALBANAES, Patrícia; NUNES, Maiana Farias Oliveira; BARDAGI, Marucia Patta  e  FARIAS, Emily de. Desenvolvimento de carreira e projetos profissionais de cotistas de uma universidade federal brasileira. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2020, vol.21, n.1, pp. 41-52. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2020v21n105.

A literatura de carreira junto a universitários cotistas é escassa e carece de maior exploração quanto aos facilitadores e obstáculos no processo formativo desses. Objetivou-se compreender como cotistas de uma universidade federal do sul do Brasil percebem o seu desenvolvimento de carreira no percurso universitário. Realizou-se um estudo de casos múltiplos com 10 discentes de três áreas - humanas, saúde, tecnológica. Os dados passaram por análise de conteúdo. Identificaram-se crenças relativas ao ensino superior como possibilidade de ascensão social, satisfação acadêmica impulsionada pela inserção em atividades extracurriculares, dificuldades de participação nessas últimas e perspectivas de carreira voltadas para a pós-graduação. Discute-se o impacto da elitização da configuração universitária no desenvolvimento de carreira de universitários em situação de maior vulnerabilidade acadêmica e/ou socioeconômica.

Palavras-chave : aspirações profissionais; ensino superior; ação afirmativa; estudantes universitários; orientação vocacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License