SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Career development and professional projects of quota holders from a Brazilian federal universityCareer Barriers Perception Inventory: Study with University Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

AMBIEL, Rodolfo A. M.  and  MARTINS, Gustavo Henrique. Desenvolvimento de carreira de estudantes de psicologia: Efeitos de uma intervenção online. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2020, vol.21, n.1, pp. 53-65. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2020v21n106.

O objetivo do artigo foi testar os efeitos de uma intervenção on-line que visa facilitar a escolha por áreas de estágio de estudantes de psicologia. Participaram da pesquisa 18 estudantes de psicologia, sexo feminino e dos 7º e 8º semestres. Foram aplicados a Escala de Adaptabilidade de Carreira, o Inventário de Cristalização das Preferências Profissionais e a Escala de Interesses por Áreas da Psicologia. Foram feitas comparações entre as pontuações das participantes nas avaliações pré e pós intervenção, além da apresentação de um estudo de caso. Os resultados indicaram que a intervenção foi eficaz na promoção da decisão profissional. O estudo de caso forneceu informações importantes para a compreensão de como ocorreram as mudanças evidenciadas, sendo novos estudos sugeridos.

Keywords : avaliação psicológica; ensino superior; orientação vocacional; escolha profissional; psicologia aplicada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License