SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Inventario de Percepción de Barreras de Carrera: Estudio con UniversitariosRepercusiones de la jubilación en la dinámica relacional de las redes sociales significativas de jubilados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

HELENO, Camila Teixeira; AGULLO-TOMAS, Esteban  y  BORGES, Livia de Oliveira. Significados atribuídos ao trabalho por docentes de Gestão de Recursos Humanos. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2020, vol.21, n.1, pp. 81-93. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2020v21n108.

O objetivo foi identificar os significados atribuídos ao trabalho por docentes de Gestão de Recursos Humanos. Realizou-se a pesquisa aplicando questionários e entrevistas. Os resultados indicaram alta centralidade do trabalho e da família, demonstrando conflitos entre estas esferas. O trabalho foi valorado como devendo proporcionar crescimento e independência, reconhecimento econômico e dignidade-humanização. O trabalho foi descrito como fonte de humanização-sociabilidade e segurança normativa, com indícios preocupantes de esgotamento. Os resultados permitiram identificar singularidades do segmento docente.

Palabras clave : professores; significado; trabalho docente; Gestão de Recursos Humanos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License