SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Happenstance Learning Theory: Evaluation of a career intervention with finalists’ college student author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

MARQUES, Cátia  and  TAVEIRA, Maria do Céu. Programa Gestão Pessoal da Carreira para Universitários: Análise Qualitativa do Processo. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2020, vol.21, n.2, pp. 123-136. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2020v21n201.

A avaliação do processo das intervenções de carreira é uma lacuna da investigação vocacional. Este estudo apresenta a avaliação qualitativa do processo de um programa de gestão pessoal da carreira para universitários, com seis sessões semanais de 120 minutos cada, realizadas com oito grupos distintos. Participaram 42 estudantes, três psicólogas e uma supervisora. Analisou-se o conteúdo das respostas a questões abertas, no início, durante e final do processo de intervenção. As expectativas dos estudantes foram satisfeitas, sobretudo, quanto ao fomento do apoio e à adaptabilidade de carreira. As primeiras sessões satisfizeram expectativas de maior conhecimento de si, do meio e de certeza vocacional e, as últimas, de projeção futura e planejamento. A avaliação do processo demonstra o impacto do programa.

Keywords : orientação vocacional; ensino superior; adaptabilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License