SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Programa Gestão Pessoal da Carreira para Universitários: Análise Qualitativa do ProcessoPerejivânie (Vivência) na prática de Orientação Profissional: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

VIEIRA, Amanda Ferreira; NUNES, Maiana Farias Oliveira  e  TEIXEIRA, Marco Antônio P.. Happenstance Learning Theory: Avaliação de uma intervenção de carreira com universitários finalistas. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2020, vol.21, n.2, pp. 137-149. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2020v21n202.

A happenstance learning theory busca explicar por que as pessoas fazem diferentes caminhos durante a vida, com ênfase nos eventos do acaso. Este estudo objetiva apresentar um relato de experiência, a partir da adaptação de um modelo de intervenção, fundamentado na happenstance learning theory, destinado aos universitários em final de curso, além de uma análise de sua eficácia. A intervenção foi realizada individualmente com quatro participantes, em seis semanas. Como instrumento de medida pré e pós teste foi utilizado o Planned Happenstance Career Inventory e realizada uma entrevista de avaliação de reação. Os resultados mostram que a intervenção teve impacto na percepção e atenção às oportunidades de carreira, necessitando maiores estudos de aplicações dessa teoria no Brasil.

Palavras-chave : orientação vocacional; desenvolvimento profissional; transição universidade-trabalho; estudantes universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License