SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Happenstance Learning Theory: Evaluación de intervención profesional con estudiantes universitarios finalistasSistema informático para la elección profesional en adolescentes de la Enseñanza Secundaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

LIMA, Erickaline Bezerra de; SILVA, Gabriel de Nascimento e; GUEDES, Deyse Cristina Valença  y  BARRETO, Maria da Apresentação. Perejivânie (Vivência) na prática de Orientação Profissional: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2020, vol.21, n.2, pp. 151-161. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2020v21n203.

À luz da Psicologia Histórico-Cultural, as atividades de Orientação profissional podem favorecer o conhecimento da realidade social e suas contradições, promovendo uma tomada de consciência para gerir os desafios da escolha num contexto multideterminado pelas relações de classe. Apresentamos o relato de uma experiência em Orientação Profissional realizada com alunas/os de um cursinho pré-universitário, em via de prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. A partir do conceito de Vivência (Perejivânie), problematizamos os impactos das experiências para os participantes ao situar as afetações e os sentidos no transcurso das oficinas. Constatamos a necessidade de se desenvolverem ações para esse público, para além da mediação acerca da escolha, ao propiciar discussões sobre dilemas da transição ao Ensino Superior.

Palabras clave : Orientação Profissional; Perejivânie (Vivência); Psicologia Histórico-Cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License