SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Happenstance Learning Theory: Avaliação de uma intervenção de carreira com universitários finalistasSistema informatizado para a escolha profissional em adolescentes do Ensino Médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

LIMA, Erickaline Bezerra de; SILVA, Gabriel de Nascimento e; GUEDES, Deyse Cristina Valença  e  BARRETO, Maria da Apresentação. Perejivânie (Vivência) na prática de Orientação Profissional: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2020, vol.21, n.2, pp. 151-161. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2020v21n203.

À luz da Psicologia Histórico-Cultural, as atividades de Orientação profissional podem favorecer o conhecimento da realidade social e suas contradições, promovendo uma tomada de consciência para gerir os desafios da escolha num contexto multideterminado pelas relações de classe. Apresentamos o relato de uma experiência em Orientação Profissional realizada com alunas/os de um cursinho pré-universitário, em via de prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. A partir do conceito de Vivência (Perejivânie), problematizamos os impactos das experiências para os participantes ao situar as afetações e os sentidos no transcurso das oficinas. Constatamos a necessidade de se desenvolverem ações para esse público, para além da mediação acerca da escolha, ao propiciar discussões sobre dilemas da transição ao Ensino Superior.

Palavras-chave : Orientação Profissional; Perejivânie (Vivência); Psicologia Histórico-Cultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License