SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2The Psychology of Working Theory: an inclusive perspective for career guidance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

COSCIONI, Vinicius et al. Perspectiva temporal futura: Teorias, construtos e instrumentos. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2020, vol.21, n.2, pp. 215-232. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2020v21n208.

O objetivo deste estudo teórico é apresentar as principais teorias, construtos e instrumentos utilizados na literatura internacional sobre perspectiva temporal futura (PTF). A revisão indicou dois tipos de abordagens teóricas. As abordagens atemáticas destacam uma tendência geral que orienta processos psicológicos associados ao futuro, de modo a investigar a PTF com escalas psicométricas cujos itens não se associam a conteúdos específicos. As abordagens temáticas enfocam as antecipações do futuro psicológico no presente e investigam as representações de futuro e os seus aspectos cognitivos, dinâmicos, afetivos e comportamentais. Os métodos de avaliação incluem escalas psicométricas associadas a domínios da vida ou instrumentos em que o conteúdo da PTF é listado de modo indutivo. As duas abordagens não são excludentes, mas complementares.

Keywords : perspectiva temporal futura; orientação de futuro; construtos psicológicos; instrumentos psicológicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License