SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Desafios de las mujeres en la carrera científica en Brasil: revisión sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

PAULINO, Daniele de Souza; DUTRA-THOME, Luciana  y  BENDASSOLLI, Pedro F.. Adultez e o fenômeno nem-nem: gênero, educação e mercado de trabalho. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2021, vol.22, n.1, pp. 1-15. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2021v22n101.

O presente estudo objetivou investigar os fatores relacionados à condição "nem-nem" entre jovens à luz do conceito de adultez emergente e das transformações ocorridas no mundo do trabalho. A amostra foi composta de 224 jovens que não estudam e nem trabalham. Os instrumentos foram um questionário sociodemográfico e duas questões abertas sobre os motivos dos jovens estarem sem estudar e trabalhar, e sobre suas perspectivas de futuro. As respostas provenientes das questões abertas foram submetidas a estatísticas textuais. Os resultados revelaram que jovens na condição nem-nem vivenciam aspectos típicos da adultez emergente, e que essas vivências são atravessadas por aspectos como gênero, escolaridade, experiência de trabalho, pela precariedade do mercado de trabalho e a forma como a mesma afeta a juventude em particular.

Palabras clave : jovens; trabalho; educação; psicologia do desenvolvimento; adultez emergente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License