SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Adultez e o fenômeno nem-nem: gênero, educação e mercado de trabalhoAssédio moral no trabalho, aposentadoria e dinâmica familiar: repercussões percebidas pelo casal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

IBARRA, Ana Carolina Rodríguez; RAMOS, Natália Baptista  e  OLIVEIRA, Manoela Ziebell de. Desafios das mulheres na carreira científica no Brasil: uma revisão sistemática. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2021, vol.22, n.1, pp. 17-28. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2021v22n102.

Este artigo apresenta uma revisão sistemática da produção sobre a carreira científica das mulheres no Brasil, publicada no período de 2005 a 2019. Consultaram-se as bases de dados: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Brasil), Scielo, Web of Science e Scopus. Os descritores utilizados foram "Mulheres na ciência" AND Brasil* em português, inglês e espanhol. Os resultados evidenciam desafios enfrentados pelas pesquisadoras, como as dificuldades para avançar na carreira científica, os estereótipos sobre as mulheres na sociedade, situações de violência verbal, assédio, sobrecarrega de trabalho, dificuldades para conciliar o trabalho doméstico e de cuidado, com o de cientista. Conclui-se que a desigualdade de gênero ainda marca o contexto da ciência no Brasil.

Palavras-chave : Mulheres; Ciência; Trabalho; Gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License