SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Desafios das mulheres na carreira científica no Brasil: uma revisão sistemáticaForças de Caráter e Construção de Projetos Vida na Adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

PELLEGRINI, Priscila Gasperin; TOLFO, Suzana da Rosa  e  MORE, Carmen Leontina Ojeda Ocampo. Assédio moral no trabalho, aposentadoria e dinâmica familiar: repercussões percebidas pelo casal. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2021, vol.22, n.1, pp. 29-39. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2021v22n103.

O presente estudo qualitativo objetivou compreender repercussões do assédio moral no trabalho e do processo de aposentadoria na dinâmica familiar, na perspectiva do casal. É um estudo de caso único, cuja esposa estava em fase de aposentadoria e vivenciando situação de assédio moral no trabalho. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com o casal. Realizou-se análise de conteúdo categorial. Os resultados evidenciaram repercussões diretas do assédio moral no trabalho, nos aspectos físicos e emocionais da esposa e conflitos na família, o que demandou reorganizações e adaptações entre os subsistemas familiares. Conclui-se sobre a importância do reconhecimento das relações conjugais e familiares como estratégias de intervenção para o enfrentamento das situações de assédio, no contexto laboral, na fase de aposentadoria.

Palavras-chave : assédio moral no trabalho; violência psicológica; aposentadoria; relações familiares; trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License