SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Funcionamento Intelectual e Interesses Profissionais: um Estudo com Adolescentes em Contexto EscolarFormação profissional em avaliação psicológica: IntegrAÇÃO entre ensino, pesquisa e extensão universitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BARLETTA, Janaína Bianca; RODRIGUES, Carlos Manoel Lopes  e  NEUFELD, Carmem Beatriz. A Formação de Supervisores em Terapia Cognitivo-Comportamental. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2021, vol.22, n.1, pp. 61-72. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2021v22n106.

É imprescindível que o profissional desenvolva competências inerentes ao papel de supervisor clínico, uma vez que a supervisão em psicoterapia tem características e funções específicas. O objetivo desta pesquisa é conhecer a percepção sobre a formação de supervisores de terapia cognitivo-comportamental dos profissionais que estavam em treinamento para essa função. Foram realizadas entrevistadas não estruturadas com 10 supervisoras em treinamento. Para as análises de Classificação Hierárquica Descendente e de Similitude foi utilizado o software IRAMUTEQ, que resultou em seis classes de sentidos, incluindo formação, aprendizado, desafios, mudança de funções, evolução e tarefas do supervisor. Os resultados fomentam um conhecimento ainda incipiente e possibilitam reflexões sobre a formação do supervisor clínico.

Palavras-chave : Terapia Cognitivo-comportamental; Capacitação Profissional; Supervisão Clínica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License