SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A Formação de Supervisores em Terapia Cognitivo-ComportamentalCompetências da Licenciatura em Pedagogia: Percepção do ponto de vista dos licenciados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BORSA, Juliane Callegaro. Formação profissional em avaliação psicológica: IntegrAÇÃO entre ensino, pesquisa e extensão universitária. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2021, vol.22, n.1, pp. 73-83. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2021v22n107.

A avaliação psicológica (AP) é uma prática complexa que exige rigor ético e domínio técnico e teórico por parte das psicólogas e psicólogos. O presente relato de experiência apresenta uma proposta de integração entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito da AP em uma instituição de ensino superior privada brasileira. Discute a relevância de uma formação que articule o conhecimento teórico, obtido em disciplinas básicas, e o treinamento nas técnicas e procedimentos aplicados ao contexto da avaliação psicológica clínica. Apresenta, ainda, a proposta de estágio profissionalizante e oficinas práticas, os quais permitem a interlocução dos saberes e fazeres de estudantes de graduação e pós-graduação. Por fim, salienta que as competências adquiridas por meio de atividades práticas permitem ampliar as possibilidades de inserção profissional, uma vez que aproxima os egressos das demandas sociais e do mercado de trabalho, estabelecendo uma interlocução entre os conceitos teóricos e os dados da realidade.

Palavras-chave : psicologia; avaliação psicológica; ensino superior; formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License