SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Formación profesional en evaluación psicológica: Integrac(c)ión entre los programas universitarios de enseñanza, investigación y extensión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

OLMOS-MIGUELANEZ, Susana; TORRECILLA SANCHEZ, Eva María  y  GAMAZO, Adriana. Competências da Licenciatura em Pedagogia: Percepção do ponto de vista dos licenciados. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2021, vol.22, n.1, pp. 85-98. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2021v22n108.

O presente trabalho pretende avaliar o grau de aquisição e a relevância das competências desenvolvidas na Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Salamanca (Espanha), bem como identificar as possíveis diferenças de percepção entre graduados empregados e não-empregados. Após a aplicação de um questionário ad hoc validado por especialistas a 78 graduados e a análise quantitativa dos dados obtidos, constata-se que o nível de aquisição e a relevância das competências promovidas no diploma são adaptadas às exigências do mundo social e trabalhista, advertindo que os graduados empregados dão maior importância às competências específicas, que são identificadas como objetivo prioritário de reforço nas estratégias de treinamento.

Palabras clave : estudantes; desenvolvimento profissional; ensino superior; pedagogia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License