SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Revisão integrativa: avaliação de intervenções em orientação profissional e de carreira com adultosCarreira profissional na educação física: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

PAULOS, Liliana; VALADAS, Sandra T.  e  FRAGOSO, António. Estágios enquanto espaços de transição entre o Ensino Superior e o emprego. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2021, vol.22, n.2, pp. 123-133. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2021v22n202.

O presente estudo centra-se nos significados atribuídos a experiências de estágio enquanto espaços de transição para o emprego. Para a recolha de dados, foram realizadas 44 entrevistas a estudantes e graduados não-tradicionais e a empregadores. Na perspetiva de estudantes e graduados, os resultados sugerem que os estágios assumem um papel importante no que respeita à sua entrada no mercado de trabalho e permitem a aplicação e validação de conhecimentos adquiridos durante o Ensino Superior em contexto de trabalho. Por sua vez, os empregadores encaram os estágios como uma oportunidade para conhecer potenciais trabalhadores. Finalmente, parece não existir uma associação direta entre os estudantes que passaram por uma experiência de estágio e os benefícios ao nível da obtenção de emprego.

Palavras-chave : percepções de estudantes e graduados não-tradicionais; empregabilidade; estudo qualitativo; mercado de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License