SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Psicologia Positiva no contexto de carreira e trabalho: análise da produção nacionalAtitudes de carreira em freelancers brasileiros prestadores de serviços em plataformas digitais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

GOMES, Karla Lacerda; MIRANDA, Rodrigo Lopes  e  CIRINO, Sérgio Dias. Seleção e Orientação Profissional nos Arquivos Brasileiros de Psicotécnica. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2021, vol.22, n.2, pp. 179-190. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2021v22n205.

Esta pesquisa bibliométrica historiciza aspectos da Psicologia Organizacional e do Trabalho, no Brasil. Ela descreve e analisa publicações associadas à Seleção Profissional, nos Arquivos Brasileiros de Psicotécnica (1949-1968). Os resultados apontam o desenvolvimento da Psicologia em organizações, a partir da atuação de profissionais que utilizavam de métodos e técnicas da Psicologia, principalmente da Psicometria. Eles buscavam compreender as habilidades e tendências do trabalhador, e seu ajustamento às condições do trabalho. Isso ocorreu em momento socioeconômico brasileiro que requisitou conhecimentos e práticas da Psicologia fossem para a "modernização" nacional, utilizando métodos e técnicas aplicadas à seleção que, por sua vez, articulavam-se com o zeitgeist de regulamentação da profissão e formação em Psicologia, no Brasil.

Palavras-chave : História da Psicologia; Bibliometria; Psicologia Aplicada; Psicologia Organizacional e do Trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License