SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Inventario de recursos para la jubilación: una propuesta de expansiónDe empleado a empleador: decisión de spinout en tecnología de la información índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

DE ANDRADE, Alexsandro Luiz et al. Evidências psicométricas e invariância da versão reduzida da Career Adapt-Abilities Scale. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2022, vol.23, n.1, pp. 39-50. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2022v23n204.

Adaptabilidade é uma metacompetência importante para lidar com tarefas vocacionais do desenvolvimento e transições ocupacionais. Compõe-se de quatro dimensões: preocupação, controle, curiosidade e confiança. Objetivo: apresentar propriedades psicométricas da Career Adapt-Abilities Scale - Short Version para o Brasil. 1617 indivíduos adultos responderam um formulário de pesquisa online. Resultados apontaram, a partir de procedimentos fatoriais confirmatórios e multigrupo, congruência com o modelo teórico de quatro dimensões, com índices de precisão superiores a 0,84 (Ômega e Alpha). Correlações convergentes entre a versão reduzida e completa nas dimensões específicas da CAAS foram todas superiores a 0,86. Evidências adicionais de validade demonstram que a versão reduzida e completa explicam de maneira semelhante afetos de carreira. Discutem-se aplicações práticas e científicas da versão da CAAS-SF.

Palabras clave : adaptabilidade de carreira; orientação profissional; avaliação psicológica; validade do teste.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License