SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Evidências psicométricas e invariância da versão reduzida da Career Adapt-Abilities ScaleA influência dos estereótipos de gênero no julgamento de profissões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

SILVA, Karina Zaccaron da  e  STEIL, Andrea Valéria. De empregado a empregador: a decisão pelo spinout em tecnologia da informação. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2022, vol.23, n.1, pp. 51-63. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2022v23n205.

Este artigo apresenta um estudo interpretativo retrospectivo cujo objetivo foi compreender como fatores cognitivos influenciam a decisão de profissionais de tecnologia da informação (TI) de deixar as organizações em que trabalhavam para empreender, fenômeno denominado spinout. Orientada pela Teoria do Comportamento Planejado (TCP), a análise temática das entrevistas (n=7) indicou que a decisão foi influenciada por: atitudes favoráveis; normas subjetivas apoiadoras; e percepção de autoeficácia e de controle das oportunidades e recursos para o spinout. A insatisfação com relação à natureza do trabalho, à supervisão e à cultura da organização na qual trabalhavam potencializaram as atitudes positivas com relação ao spinout. O artigo discute como a TCP pode ser útil nas discussões sobre carreira e orientação de profissionais de TI.

Palavras-chave : empreendedorismo; tecnologia da informação; intenção; escolha profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License