SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Evaluation of career interventions with adults: Integrative literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

DUARTE, Francisca; PAIXAO, Maria Paula  and  SILVA, José Tomás da. Perspetiva Temporal no ensino secundário: Efeitos do tipo de ensino e sexo. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2022, vol.23, n.1, pp. 91-101. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2022v23n208.

A Perspetiva Temporal surge como um constructo útil para compreender o processo de transição de estudantes do ensino secundário. O estudo teve como objetivo avaliar as diferenças na Perspetiva Temporal de 490 estudantes, em função do tipo de ensino e do sexo. Utilizando o Modelo Multidimensional da Temporalidade Subjetiva para o Ensino Secundário, comparam-se as médias nas dimensões da Perspetiva Temporal através de uma MANOVA mista 2x2x2 com medidas repetidas num fator. Os resultados apontam para diferenças significativas em algumas dimensões da Perspetiva Temporal em função dos contextos estudados. São apresentadas as limitações do estudo e discutidas as suas implicações para a intervenção em orientação vocacional na transição do ensino secundário para o ensino superior e/ou mercado de trabalho.

Keywords : perspetiva temporal; estudantes; orientação vocacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License