SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Gestão do tempo: percepções de gerenciamento com estudantes de Pós-GraduaçãoMudanças Organizacionais decorrentes de uma ação educacional ofertada a distância para professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

VIEIRA, Tatiana Cristina Henrique et al. Relações entre Paixão pelo Trabalho, Bem-Estar e Autoeficácia Ocupacional em Treinadores Esportivos. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2022, vol.23, n.2, pp. 163-173. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2022v23n0205.

O objetivo deste estudo foi verificar as associações entre a paixão pelo trabalho, bem-estar e autoeficácia ocupacional em treinadores esportivos. Participaram do estudo 139 treinadores de ambos os sexos (71,2% masculino). Foram observados efeitos positivos da paixão harmoniosa sobre afetos positivos e autoeficácia ocupacional, e efeitos negativos sobre afetos negativos. A paixão obsessiva predisse positivamente os afetos negativos. Ainda, identificou-se o papel mediador dos afetos positivos na relação entre paixão harmoniosa e autoeficácia ocupacional. Corroborando as hipóteses teóricas, os resultados sugerem a importância do envolvimento harmonioso com a atividade profissional, seu potencial sobre experiências de emoções positivas e percepção de competência para o enfrentamento dos desafios profissionais.

Palavras-chave : Psicologia do Esporte; Psicologia Positiva; Psicometria; esportes; afetos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License