SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Perfil e trajetória profissional de egressos de um curso de doutorado¹ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

SILVA, Vera Alice Pereira; COSTA, Dalton Breno  e  IRIGARAY, Marianne Farina Tatiana Quarti. Intervenção em orientação profissional para adolescentes com e sem superdotação1. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2022, vol.23, n.2, pp. 203-214. ISSN 1984-7270.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2022v23n0208.

A orientação profissional aos adolescentes com altas habilidades/superdotação é importante para a compreensão de suas habilidades e competências que irão facilitar a inserção no mercado de trabalho. O estudo teve como objetivo comparar os efeitos da intervenção em orientação profissional para adolescentes com e sem superdotação em relação à maturidade para escolha profissional, indecisão vocacional, autoeficácia e sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Utilizou-se um questionário de dados sociodemográficos, critério de Classificação Brasil, Escala de Maturidade para Escolha Profissional, Escala de Indecisão Vocacional, Depression, Anxiety and Stress Scale e a Escala de Autoeficácia Geral Percebida. Participaram 31 adolescentes. Observou-se que a intervenção em orientação profissional reduziu a indecisão vocacional e sintomas de estresse. Os superdotados apresentaram aumento de determinação, autoconhecimento e maturidade para escolha profissional.

Palavras-chave : Maturidade; Orientação Profissional; Autoeficácia; Estresse; Depressão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License