SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1A crítica de Heidegger a Freud: quando o acesso mais originário à realidade não requisita representaçãoWinnicott e Heidegger: temporalidade e esquizofrenia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Winnicott e-prints

versão On-line ISSN 1679-432X

Resumo

SANTOS, Eder Soares. O acontecer humano: alguns apontamentos. Winnicott e-prints [online]. 2006, vol.1, n.1, pp. 53-61. ISSN 1679-432X.

Pretendemos mostrar neste artigo alguns aspectos da teoria do amadurecimento de Winnicott e da teoria da acontecência (Geschichtlichkeit) de Heidegger, a fim de apresentar alguns apontamentos sobre o existir humano e tentar encontrar encaminhamento para questões como as seguintes: Qual é o estatuto de ser do doente psíquico? Pode-se dizer que o doente psíquico tem o mesmo modo de ser do não-doente? Em que medida podemos dizer que ele é quando denominamos, por exemplo, que um certo paciente é esquizofrênico, ou é psicótico etc.?

Palavras-chave : Winnicott; Heidegger; Amadurecimento; Acontecência; Existência; Acontecer humano; Winnicott; Heidegger; Maturation; Happening; Existence; Human happening.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License