SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Brincar: mutualidade em jogoA adoção à luz da teoria winnicottiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Winnicott e-prints

versão On-line ISSN 1679-432X

Resumo

GUIZZO GOMES DA SILVA, Daniela Céspedes. Análise cronológica dos textos de Winnicott sobre as origens da moralidade. Winnicott e-prints [online]. 2006, vol.1, n.2, pp. 1-17. ISSN 1679-432X.

Neste artigo a autora fez uma análise cronológica de textos onde Winnicott escreveu sobre questões referentes às origens da moralidade. A autora escreveu sobre a originalidade com que este autor tratou do tema desde seus primeiros textos científicos. São apresentadas as críticas e os comentários de Winnicott sobre a concepção do tema pela psicanálise tradicional.Para tanto, a autora fez um percurso desde os textos escritos pelo psicanalista inglês na década de 30 até os da década de 70, selecionando em torno de 20 textos para esta análise. Ela chegou à conclusão que Winnicott ao longo dos anos amadureceu suas idéias e criou uma teoria do amadurecimento moral incluindo nela termos e conceitos novos.Com base nesta análise cronológica de textos, a autora afirma que as origens da moralidade se encontram nas primeiras relações pessoais estabelecidas entre a mãe e o bebê e acompanham o amadurecimento pessoal do bebê quando este pode viver experiências junto a um ambiente suficientemente bom.

Palavras-chave : Tendência inata à moralidade; Confiabilidade; Concernimento; Crença em…; Bondade original.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License