SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Análise cronológica dos textos de Winnicott sobre as origens da moralidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Winnicott e-prints

versão On-line ISSN 1679-432X

Resumo

GOMES, Kátia. A adoção à luz da teoria winnicottiana. Winnicott e-prints [online]. 2006, vol.1, n.2, pp. 1-18. ISSN 1679-432X.

O presente trabalho apresenta um panorama geral da teoria winnicottiana da adoção. O objetivo é demonstrar o pensamento de Winnicott e as questões colocadas por ele sobre o tema. Ele caracteriza duas amplas categorias de adoções. Na primeira, considera que há questões a serem verificadas pelos profissionais em momentos específicos do desenvolvimento da criança adotada e experiências próprias da adoção, que não são traumáticas, vividas pelas famílias.Na outra categoria, ele revela a ligação entre a adoção de crianças que tenham sofrido deprivação e a tendência anti-social na qual acontecem novas questões, que são diferentes das dos pais comuns ou daquelas dos pais adotivos de crianças que não sofreram deprivação. Ainda nesta última categoria, ele apresenta a importância dos profissionais que lidam com a adoção e como suas ações podem auxiliar na prevenção de problemas das crianças adotadas ou no tratamento delas.O pensamento de Winnicott sobre a adoção possibilita que o tema seja visto ao mesmo tempo nas relações pessoais, familiares e sociais e esclarece a importância dos técnicos para que a adoção seja bem-sucedida.

Palavras-chave : Adoção; Teoria winnicottiana; Categorias; Deprivação; Prevenção; Tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License