SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Elementos da teoria winnicottiana da sexualidadeO caminho inicial de uma jovem terapeuta diante dos desafios do manejo da transferência: vivências contratransferenciais à luz da clínica winnicottiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Winnicott e-prints

versão On-line ISSN 1679-432X

Resumo

REZENDE ENGELBERG DE MORAES, Ariadne Alvarenga. A defesa do falso si-mesmo e os estados depressivos. Winnicott e-prints [online]. 2010, vol.5, n.1, pp. 1-16. ISSN 1679-432X.

Considerando o tema da defesa organizada do falso si-mesmo como uma contribuição teórica de Winnicott à psicanálise, busco destacar a relação entre essa defesa e os estados depressivos. Para tanto, mostro que Winnicott apoiou-se na teoria do amadurecimento pessoal para ampliar a compreensão dos mecanismos de defesa assim que constatou que as defesas relativas à fase da unidade mãe-bebê não poderiam ser tradicionalmente consideradas como defesas do ego. Nesse caminho, analiso também aspectos envolvidos com a conquista e a manutenção da integração, e a relação desses pontos com o estabelecimento de um falso si-mesmo, sinalizando que ao longo desse desenvolvimento, Winnicott precisou rever conceitos e acrescentar novos termos à teoria psicanalítica.

Palavras-chave : psicanálise; Winnicott; defesas; falso si-mesmo; depressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License