SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2O pai e a integração da instintualidadeComo se transmite a experiência analítica? Leitura de uma "case history" de D. W. Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Winnicott e-prints

versão On-line ISSN 1679-432X

Resumo

DIAS, Elsa Oliveira. O cuidado como cura e como ética. Winnicott e-prints [online]. 2010, vol.5, n.2, pp. 21-39. ISSN 1679-432X.

Inicialmente, o estudo explicita a natureza dos cuidados e a responsabilidade do terapeuta que estão requeridas no tratamento das psicoses, quando estas são entendidas à luz da teoria winnicottiana dos distúrbios psíquicos. Em seguida, coteja-se a ética embutida na psicanálise freudiana, nomeada aqui de ética da autonomia, a qual derivou do estudo e tratamento das neuroses e transparece exemplarmente no princípio de abstinência formulado por Freud em 1919, com a ética do cuidado proposta por Winnicott. Mostra-se, com relação a esta última, que dependência e confiabilidade pertencem ao campo semântico do cuidado, e que o protótipo da confiabilidade é a bondade original, que caracteriza os cuidados que a mãe suficientemente boa presta ao seu bebê. Na continuação, busca-se explicitar aspectos dessa nova ética, que levam a alterações fundamentais no papel do analista, na tarefa terapêutica, abrangendo o manejo, e no sentido da cura.

Palavras-chave : Winnicott; psicose; ética; cuidado; autonomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )