SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Como se transmite a experiência analítica? Leitura de uma "case history" de D. W. WinnicottTendência antissocial e novos diagnósticos: a medicalização como alternativa às falhas do ambiente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Winnicott e-prints

versão On-line ISSN 1679-432X

Resumo

DETHIVILLE, Laura. O direito ao segredo do self. Winnicott e-prints [online]. 2010, vol.5, n.2, pp. 55-68. ISSN 1679-432X.

Com a noção de si-mesmo (self), Winnicott afirma que, no coração do psiquismo, há um núcleo secreto que deve permanecer como "um elemento não comunicável, sagrado, cuja preservação é muito preciosa". Isto parece estar em contradição com o "tudo dizer" da regra fundamental da psicanálise e isto explica, segundo o autor, "a raiva que as pessoas têm da psicanálise" e, em particular, a desconfiança dos adolescentes que temem que sua intimidade seja desvelada. O analista deve portanto oferecer ao paciente um lugar possível de comunicação implícita com o objeto subjetivo, lugar em que ele poderá experimentar a "capacidade de estar só", desenvolvendo, assim, uma capacidade para o relacionamento.

Palavras-chave : self primitivo; self modificado; senso de self; continuidade da existência; sentimento de existir; communicação implícita; não comunicação ativa; não comunicação reativa; analiste como objeto subjectivo.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )