SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1A constituição da capacidade de cuidarEm busca de uma ética do cuidado à luz de Heidegger, Nishitani e Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Winnicott e-prints

versão On-line ISSN 1679-432X

Resumo

SERRALHA, Conceição Aparecida. A ética do cuidado e as ações em saúde e educação. Winnicott e-prints [online]. 2011, vol.6, n.1, pp. 15-36. ISSN 1679-432X.

Este estudo, tendo por base a teoria do amadurecimento de Winnicott, pretende discutir a natureza e a qualidade do cuidado ao indivíduo, as características do ambiente cuidador e a relação deste com a cultura em que se insere e da qual sofre influências. Discute ainda, a partir de experiências em atividades de extensão e pesquisa realizadas com profissionais da educação infantil e da saúde, e familiares de crianças na primeira e segunda infância, como o cuidado tem ocorrido nesses ambientes e nas ações em saúde e educação com as famílias. Para tanto, foram realizadas leituras de textos winnicottianos e de outros autores, bem como analisadas, qualitativamente, observações dos ambientes da criança e de encontros com profissionais dessas áreas. Compreende-se que, diante da dificuldade do oferecimento de ambientes familiares suficientemente facilitadores, várias ações, norteadas por políticas públicas, têm sido empreendidas. Contudo, embora essas ações sejam necessárias para a sobrevivência dos indivíduos a quem são destinadas, elas não têm oferecido um cuidado que possibilite o amadurecimento psicossomático a estes.

Palavras-chave : desenvolvimento emocional; ética do cuidado; ações em saúde e educação; ambiente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )