SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1A ética do cuidado e as ações em saúde e educaçãoSobreviver, disse ela índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Winnicott e-prints

versão On-line ISSN 1679-432X

Resumo

SANTOS, Eder Soares. Em busca de uma ética do cuidado à luz de Heidegger, Nishitani e Winnicott. Winnicott e-prints [online]. 2011, vol.6, n.1, pp. 37-49. ISSN 1679-432X.

O artigo procura mostrar como Heidegger, filósofo alemão, compreende que somos cuidado no sentido de já sermos seres-no-mundo nos antecipando junto ao ente que nos vem ao encontro (Sich-vorweg-schon-sein-in-[der Welt] als Sein-bei [innerweltlich begegnendem Seiendem]). Em seguida, trabalha com a noção de ética do filósofo japonês Nishitani a partir da relação de confiabilidade que se estabelece entre seres humanos a fim de oferecer bases fáticas à definição ontológica de cuidado de Heidegger. E, por fim, investiga como Winnicott, psicanalista inglês, consegue fazer uma espécie de ligação entre as noções de cuidado de Heidegger e de ética em Nishitani, mostrando como uma ética do cuidado é possível de ser estabelecida a partir das relações iniciais entre mãe-bebê.

Palavras-chave : Heidegger; Winnicott; Nishitani; ética; cuidado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )