SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Sobreviver, disse elaA ética do cuidado e a sociedade democrática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Winnicott e-prints

versão On-line ISSN 1679-432X

Resumo

PEREIRA, Rafael Rodrigues. A importância da concepção de sujeito implícita na Ética do Cuidado. Winnicott e-prints [online]. 2011, vol.6, n.1, pp. 66-79. ISSN 1679-432X.

O objetivo deste trabalho consiste em analisar a concepção de sujeito implícita na chamada Ética do Cuidado (Ethics of Care). Este movimento pressuporia um determinado tipo de self, que chamaremos de "sujeito relacional", em que o indivíduo é compreendido em função das relações que estabelece com outros indivíduos. A partir de dois artigos de autoras ligadas ao movimento - Carol Gilligan e Nona Lyons −, procuraremos explicitar dois pontos: a) a diferença entre a Ética do Cuidado e outras teorias morais - notadamente as "éticas da Justiça" - pode ser compreendida a partir de determinadas concepções de sujeito inerentes a essas propostas; b) a Ética do Cuidado pode contribuir de forma relevante para as discussões contemporâneas acerca da relação entre ética e identidade pessoal.

Palavras-chave : Ética do Cuidado; Identidade Pessoal; Éticas da Justiça.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )